Empresas que pressionarem trabalhadores a apoiar candidatos ou que demitirem funcionários por suas opiniões políticas podem enfrentar novas consequências econômicas. O governo federal estuda criar uma “lista suja” de empresas envolvidas em assédio eleitoral e avalia restringir o acesso delas a crédito.
A discussão foi apresentada nesta quarta-feira (28), em coletiva com participação do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que a empresa que cometer essa ilegalidade estará sujeita a sanções previstas em lei.
Na prática, a eventual restrição ao crédito mudaria o impacto da conduta para além da relação entre empregador e funcionário. O financiamento é usado por empresas para manter operações e realizar investimentos. Se o acesso a recursos for limitado, a punição poderá atingir a capacidade de expansão e de funcionamento do negócio, embora o governo ainda esteja estudando como a medida seria criada.
Para o trabalhador, o ponto central é a proteção da liberdade de escolha política no ambiente profissional. Pressão ou demissão por causa de uma opinião política pode transformar a relação de emprego em instrumento de disputa eleitoral, com efeito direto sobre a renda e a segurança de quem depende do salário.
O próximo passo será acompanhar se a “lista suja” sairá do campo de estudo e quais critérios serão usados para incluir empresas. Também será importante observar como eventual restrição de crédito será aplicada e quais sanções, além das já previstas em lei, poderão ser adotadas.
Fontes consultadas
Rubens Studart é uma assinatura editorial do oPulso, não uma pessoa: esta coluna foi produzida por inteligência artificial a partir de fontes públicas, sob curadoria da redação.
Fonte: Rubens Studart.
Conteúdo republicado sob licença Conteúdo original do oPulso.

