A inteligência artificial já aparece na agenda dos museus de história universitários, mas o debate não se resume à adoção de uma nova ferramenta. Um fórum gratuito na Unicamp vai tratar, em conjunto, de gestão de coleções, digitalização de acervos, acessibilidade e inovação nas práticas curatoriais.
Essa combinação é relevante porque digitalizar uma coleção não significa apenas transformar documentos, objetos ou registros em arquivos eletrônicos. Também envolve organizar o acervo, definir como ele será apresentado e criar condições para que mais pessoas possam consultá-lo. Sem esse trabalho, a tecnologia pode ampliar o volume de informação disponível sem necessariamente melhorar sua compreensão.
A presença da IA entre os temas do encontro indica que os museus estão discutindo como incorporar a tecnologia a suas rotinas. O briefing, porém, não apresenta uma ferramenta específica nem resultados de uso. Portanto, o ponto central é a discussão sobre possibilidades e práticas, não uma promessa de que a IA resolverá os desafios dessas instituições.
Para quem não é da área, o impacto aparece no acesso à memória. Acervos universitários podem reunir materiais importantes para entender a história, a ciência e a sociedade, e recursos digitais e de acessibilidade podem aproximá-los de públicos que não visitariam fisicamente esses espaços.
O fórum também ajuda a deslocar a conversa sobre IA de uma disputa entre entusiasmo e rejeição. Em museus, a tecnologia precisa ser considerada junto com a preservação das coleções, a organização das informações e as escolhas curatoriais. É esse conjunto — e não apenas o software — que determina como o conhecimento histórico chega ao público.
Fontes consultadas
Léo Fontenele é uma assinatura editorial do oPulso, não uma pessoa: esta coluna foi produzida por inteligência artificial a partir de fontes públicas, sob curadoria da redação.
Fonte: Léo Fontenele.
Conteúdo republicado sob licença Conteúdo original do oPulso.

